segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Case de sucesso BRADESCO.

O projeto Inovação em Suprimentos do Banco Bradesco resultou em uma economia de R$ 150 milhões no ano passado. O projeto teve início no fim de 2008 e vem transformando a estratégia de compras de toda a organização.


A reforma atacou os gastos com bens e serviços, uma área geralmente pouco observada pelas empresas, nas quais as compras produtivas são consideradas mais importantes. No Bradesco, com 2,6 mil agências espalhadas pelo País e 70 mil funcionários, essas compras — que vão de computadores e canetas a estetoscópios e lâmpadas — somam anualmente cerca de R$ 1,5 bilhão, ou 50% dos custos totais da organização.

Em uma instituição bancária, todas as compras são estratégicas e a racionalização dos gastos e o aumento da performance devem ser uma busca constante em todos os departamentos.

O passo inicial para a implantação do projeto foi o diagnóstico de todas as compras da organização. Isso levou cerca de dois meses para ser concluído. Essa ação abriu caminho para o estabelecimento de contratos de longo prazo, com quantidades e preços negociados com antecedência. O banco, então, foi negociar com os fornecedores.

As compras emergenciais foram praticamente banidas e a escala priorizada. A maior parte dos contratos foi negociada pelo período mínimo de um ano.

Apenas os contratos relacionados à tecnologia da informação — uma área que consome cerca de R$ 500 milhões por ano — geraram uma economia de R$ 75 milhões. A chave para o resultado foi a padronização dos produtos adquiridos e a redução do número de fornecedores, uma das etapas mais importantes da reestruturação.

O Bradesco trabalhava com 12 fornecedores de microcomputadores e atualmente, são apenas dois. A padronização dos sistemas informatizados também resultou em aumento de qualidade da operação. Devido à simplificação na operação e no suporte técnico e à padronização de configurações, as panes em PCs e servidores diminuíram 30%. Além disso, o prazo de compra e entrega desses equipamentos foi reduzido em 60%.
A mudança na estratégia de compras foi impulsionada pelas aquisições dos bancos BCN, Boa Vista, Baneb (Banco do Estado da Bahia) e Continental. O Bradesco queria ter visibilidade nas compras para se planejar melhor e aumentar seu poder de barganha. O grupo Bradesco conta com cerca de 4 mil agências, postos de serviço, escritórios e escolas espalhados pelo País.

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